
Segundo o representante da empresa, Licínio Lima, existe vários modelos de tratamento dos resíduos sólidos, e o que apresentaram para Cruz das Almas é o que se enquadra na característica do ecologicamente correto. “Trabalhamos com três estratégias de tratamento do lixo: reciclar, reutilizar e reduzir. A diminuição da produção de lixo, através de campanhas educativas, bem como a valorização dos catadores e recicladores”, disse o empresário.
O Secretário de Relações Institucionais, Josoaldo Cardoso, esclareceu que a solução deste problema é uma das grandes preocupações do governo municipal. “O prefeito Dr. Jean, tem nos solicitado prioridade neste assunto, o desejo dele é de que criemos ações efetivas para solucionar a problemática”, comentou o secretário, que ressaltou: “Precisamos nos enquadrar na Lei de resíduos sólidos. A grande maioria dos municípios brasileiros ainda não formulou seus planos de resíduos sólidos que precisam ser elaborados até agosto de 2014 e Cruz das Almas vem discutindo e viabilizando estratégias concretas para elaboração do seu plano dentro do prazo estabelecido”.
Ao final da reunião, ficou definido que a comissão irá avaliar a proposta apresentada. “Assim que avaliarmos mais esta proposta, uma nova conversa deverá ser marcada com os técnicos para definirmos as próximas ações”, informou Marcos Santos, Diretor Geral da Secretaria de Relações Institucionais.
Estiveram presentes na reunião, os membros da comissão, representantes da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, da Secretaria de Relações Institucionais, da Secretaria de Serviços Públicos, da Secretaria de Planejamento e Coordenadoria do Núcleo de Projetos.
Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS

A PNRS institui o princípio de responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos, o que abrange fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes, consumidores e titulares dos serviços públicos de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos.
Um dos pontos fundamentais da nova lei é a chamada logística reversa, que se constitui em um conjunto de ações para facilitar o retorno dos resíduos aos seus geradores para que sejam tratados ou reaproveitados em novos produtos. De acordo com as novas regras, os envolvidos na cadeia de comercialização dos produtos, desde a indústria até as lojas, deverão estabelecer um consenso sobre as responsabilidades de cada parte.
A lei dos resíduos sólidos proíbe a existência de lixões e determina a criação de aterros para lixo sem possibilidade de reaproveitamento ou de decomposição (matéria orgânica). Nos aterros, que poderão ser formados até por consórcios de municípios, será proibido catar lixo, morar ou criar animais. As prefeituras poderão ter recursos para a criação de aterros, desde que aprovem nas câmaras de vereadores uma lei municipal criando um sistema de reciclagem dos resíduos.
Fonte: http://www.primogenio.com.br/cruz-das-almas-comissao-se-reune-para-discutir-residuos-solidos/
Nenhum comentário:
Postar um comentário